Olá não sei como começar, mas sempre tem um começo preciso ter ânimo e vontade de descobrir minhas raizes quem realmente sou .................................
Vamos lá então, nasci em São Paulo - Capital, terra boa, de gente bonita, onde a garoa fazia parte e que agora esta difícil de ver . Porem antes de falar do bairro que nasci, vou apresentar a vocês onde se localiza.
Morro na zona leste elite de todas as raças e crenças, onde morra o caboclo e a madame, onde de um lado da avenida passa uma carroça e da outra uma limusine. "ZONA LESTE SOMOS NÓS"
Quer ver o mapa da zona leste entre neste site: http://www.guialeste.com.br/mapa-zona-leste.shtm
Nas pesquisas dizem que estes índios eram nômades e viviam de caça, pesca e coleta de frutas silvestres, quando o recurso da região esgotavam-se , eles caminhavam para outras, diferentes de outras tribos eles não moravam em ocas , tinham o habito de viver em covas forradas com peles de animais e ramas. A chegada dos brancos e jesuítas trouxe desentendimento e por volta de 1820 os indios já estavam extintos e a terras encontravam-se em mão particulares.
A historia diz que os colonizadores portugueses que passavam por terra na região leste eram atacados por estes indígenas. Poxa vida - porque será que os índios atacava esses colonizadores??? - sabemos bem a verdadeira historia.
Querem saber mais sobre estes índios entre no site :http://guaianases.blogspot.com.br/2012/05/todo-brasileiro-e-guaianases.html
Então para garantir a segurança e maior rapidez os portugueses usavam os rios como o Tietê, Tamanduateí e Aricanduva - Fico imaginando que beleza deveria ser esses rios antigamente. A longo do tempo os locais que eram próximos desses foram sendo povoados. E anos após anos a zona leste foi ganhando importância porque fazia a ligação de São Paulo ao Rio de Janeiro. A cidade da Garoa estava crescendo, e cada vez mais o seu território mais distantes tornavam-se propriedades rurais, vilas eram criadas ao redor de igrejas, desta forma criando novos bairros.
Mais tudo vai mudar:
Com o crescimento da cidade no final do seculo XIX as propriedades rurais são subsittuidas por fabricas e bairros proletários e a malha ferroviária se estende.
A população multiplica sem controle por causa da imigração, os bairros tornam violentos por falta de infra-estrutura.
As fabricas que principalmente viviam de tecidos e alimentos são substituídas por industrias pesadas e construção civil. Os imigrantes ao poucos vão desaparecendo e as industrias precisando de mão de obra.
É desta procura de mão de obra que provavelmente estava nascendo a minha historia
A mão de obra vem da migração de pessoas oriundas do Nordeste do Brasil. A região então recebia várias pessoas de todos os lugares, constituindo residencia em áreas sem infra-estrutura uma delas o local onde nasci o bairro da Vila Ré. .
Mas esta é outra história...........
Nenhum comentário:
Postar um comentário