terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vila Ré - Patrimônio das minhas raizes

Porque na outra pagina disse que era o inicio da minha historia, porque meu pai é um destes migrantes que veio para São Paulo, para ser um alguém " Como diziam antigamente".
Nunca imaginei que tinha nascido na Vila Ré, achava que era outro lugar, mas conversando com minha mãe  ela confirmou o bairro.

Já apresentei a vocês a zona leste, agora vamos ao que interessa e que é o foco " Vila Ré".


Porem antes de falarmos da Vila vamos conhecer o seu fundador 

 O comerciante italiano chamado João Ré Filho, que chegou no Brasil atras de sonhos e realizações : trabalho e conseguir fortuna. Grande riqueza não se sabe se chegou a ter, mas obteve prestigio entre os brasileiros dentre os muitos europeus que aqui chegaram. Apesar de ter sido um grande desbravador, a historia de João Ré resume-se a pequenos detalhes que estão se diluindo com o passar do tempo.  

Antes de fundar a vila que leva o seu nome, João Ré Filho era criador de vacas no bairro do Belezinho, com o desenvolvimento do bairro do Belem que foi transformado num centro comercial, tornou-se difícil ao italiano exercer as suas atividades de "pecuarista" naquela região motivo que fez ele trocar de bairro e desta forma cuidar de seus cavalos e vacas.

João Ré Filho arrematou num leilão em 1912 uma área de terra de aproximadamente 90 alqueires, tendo pago por elas doze contos de Réis. Ele desmembrou-a e dividiu-a em lotes 10x40 e 10x50 que foram vendidos em 100 prestações de 20 mil Réis por mês. Para os filhos como herança, deixou chácaras de dez mil e quinhentos metros.

João Ré Filho tinha o costume de montar seu cavalo branco e munido de sua espingarda cartucheira e acompanhado de vários cães, partia a caça de veados nas redondezas da atual Cidade A.E Carvalho, onde está instalado o Terminal da antiga CMTC.

Como dizia o engenheiro Paulo Maluf  em seu discurso de posse de cargo de prefeito biônico no Palacio dos Bandeirantes em 1969 "São Paulo cresceu caótica e desordenamente". A vila Ré fazia parte deste contexto.


Meus pais foram uns destes que comprou sua casa pela casa bancária.


A vila Ré é um bairro da Zona Leste com a cara de São Paulo. Fundada em 1919 no distrito da Penha na região da zona leste, possui aproximadamente 50 mil habitantes , sua principal rua é a Itinguçu que pode se conectar com a Avenida Amador Buena da Veiga que esta na Penha  e as Avenidas Esperantina e Campanella que esta o bairro de Itaquera.

Curiosidade:  A palavra Ré na lingua italiana significa : Rei.

Localize o bairro da vila Ré  neste Link: http://mapas.acharei.com.br/bairro/sao_paulo/vila_re/28564-88412.html

Um prefeito no tempo da ditadura militar  quis mudar o nome da Vila Ré, por considerá-lo feio, para Jardim Paraíso, os moradores fizeram uma mobilização impedindo a troca.

Na vila Ré encontra-se a primeira fabrica da Panco que esta localizada à Rua Municipal 1539 - Vila Ré. 
A Panco é 100% nacional ,fundada em 1952 no incio produzia artesanelmente doces de vitrines e pães que eram comercializados pelo próprio fundador nas mercearias chamadas de secos e molhados .


Curiosidade  :: Panco no idioma japonês significa : "Farinha"  que representa a principal matéria-prima.
Legal saber estas curiosidades que estão próximas no nosso dia-a-dia e não sabemos o seu valor.

Hoje a vila é considerada um lugar tranquilo e uns dos bairros mais bem estruturado da zona Leste, os grandes problemas como falta de : agua, esgoto a céu aberto e assitência médic precaria ficaram no passado.

Porque nos anos 70 foram feitas denuncias pela imprensa contra a falta de atenção das autoridades em relação ao bairro.

Hoje os moradores estão felizes, vendo nascer edificos no bairro ciente, que os problemas não terminaram e talvez nunca terminem como qualquer bairro da capital. Porém orgulhosos de serem  RÉ e REI .

Hoje não moro mais neste bairro e fico feliz em ter participado de sua  trajetória  , moro em outro bairro da zona leste.

Mais essa é uma outra história.....................................................





6 comentários:

  1. Qual relação tem o fundador João Ré com o Banco A.E.Carvalho?

    ResponderExcluir
  2. Qual relação tem o fundador João Ré com o Banco A.E.Carvalho?

    ResponderExcluir
  3. Sou tataraneta de João Ré Filho, bisneta de João Ré Neto, neta de Celso Ré e filha de Celso Ré Filho. Muito bom ler o seu ponto de vista sobre minha família. Todos q citei são atualmente falecidos, mas deixaram uma bela história de vida. Moro hj, bem próxima da VILA Ré e o restante da família ficou pelos arredores do Belenzinho e Moóca. Desejo muita saúde e prosperidade à vc e agradeço pela história.

    ResponderExcluir
  4. Regina, você ou alguém da sua família tem alguma coisa (imagens, histórias, documentos) para que possamos divulgar na internet e ajudar a melhor construir a história da Vila Ré (e da família Ré) para que não caia no esquecimento ( o que vemos na internet é muito pouco, quase nada!?
    Se você tiver e puder me enviar: bergleal1@gmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir